O esporte mais rápido em 4 rodas, o Grande Prêmio de F1 é assistido por milhões de espectadores em todo o mundo e produziu campeões como Nigel Mansell, o falecido Ayrton Senna, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Jenson Button.
A Fórmula 1 é a classe mais alta do automobilismo de assento único sancionada pela FIA (Fédération Internationale de l’Automobile).
A palavra ‘Fórmula’ usada no nome da corrida refere-se a um conjunto designado de regras estabelecidas pela FIA e às quais todos os participantes e carros devem estar em conformidade em todos os momentos. O Grande Prêmio refere-se à série de corridas realizadas ao longo da temporada, seja em estradas públicas, como em Mônaco, ou em pistas construídas propositadamente, como Silverstone e Hockenheimring.
Sistema de pontos do Grande Prêmio de F1
O Grande Prêmio de F1 tem dois prêmios separados no campeonato mundial, um para os pilotos e outro para os construtores. A competição entre todas as partes é abundante, pois vencer o campeonato é um dos maiores elogios do automobilismo.
Os pilotos são recompensados com pontos por vencer ou terminar, começando com 25 pontos para o 1º lugar e descendo para 1 ponto para o 10º lugar. Os pontos concedidos aos Construtores mudaram um pouco ao longo dos anos e o sistema atual vê os 10 melhores carros após a bandeira quadriculada recebendo o mesmo número de pontos que os pilotos. Se uma equipe tiver mais de um carro na pista e eles colocarem, eles serão premiados com os dois conjuntos de pontos. São esses pontos que formam a base de como os apostadores podem fazer apostas nos sites da Fórmula 1 apostando Brasil.
No final da temporada todos os pontos de pilotos e construtores são somados, definindo um vencedor em cada categoria. Os vencedores de cada corrida também recebem um troféu e o pódio é uma característica proeminente de todos os Grandes Prêmios de F1.
Regras e Regulamentos da F1 Motorsport
A FIA é conhecida por ser incrivelmente rigorosa com pilotos e construtores e emitirá multas ou penalidades para aqueles que descumprirem suas regras e regulamentos exigentes. Essas regras foram criadas para proteger os participantes, pois esse tipo de automobilismo é incrivelmente arriscado, com acidentes acontecendo em uma fração de segundo. Felizmente, as fatalidades são poucas e distantes entre si, mas ocorrem e são devastadoras.
As corridas do Grande Prêmio de F1 geralmente acontecem em todas as condições climáticas, e somente se elas se tornarem muito terríveis, como o caso da corrida da Malásia de 2009, que foi cancelada no meio do caminho devido a chuvas torrenciais, a corrida é interrompida.
Ao longo dos anos, a fórmula deste automobilismo evoluiu, especialmente à medida que a tecnologia melhorou e grandes saltos foram dados em termos de pneus, suspensão, informatização e aerodinâmica. Se você olhar para os carros de F1 de 20 ou 30 anos atrás, eles são notavelmente diferentes das máquinas de fibra de carbono do presente, então as regras da FIA tiveram que mudar para acomodar isso.
Ação emocionante do automobilismo
O Grande Prêmio de F1 sempre oferece uma experiência cheia de adrenalina e conquistou muitos seguidores em todo o mundo, com 425 milhões de fãs assistindo às corridas de uma forma ou de outra só em 2014. A Europa pode ser a base dos esportes, mas as corridas são realizadas em todos os continentes e, ao longo dos anos, mudaram e mudaram de várias maneiras.
Uma indústria multibilionária que atraiu marcas como Red Bull, Ferrari e Shell, este emocionante automobilismo perpetuou um legado difícil de ignorar.